banner banner banner

Vai começar sua vida profissional? Veja dicas de como alcançar o sucesso

 

Especialista dá dicas de como se livrar da " marcação" dos supervisores em uma companhia e de como ser bem-sucedido

Dar os primeiros passos na vida profissional nem sempre é fácil, afinal, a falta de experiência aliada à imaturidade pode levar a uma jornada para lá de desastrosa no universo corporativo. Por esta razão, não é para menos que tantos profissionais já experientes tenham o hábito de pegar tanto no pé de colaboradores ainda em início de carreira.

Mas será que existe um meio de se livrar dessa "marcação" do contratante? A resposta é sim, mas isso desde que algumas regrinhas básicas sejam seguidas.

 

As regras
Segundo a professora em tecnologia educacional e coordenadora dos cursos de Secretariado Executivo e Organização de Eventos da Faculdade Anhanguera de Osasco, Valdessara Bertolino, os profissionais que quiserem se aventurar no mercado devem dominar algumas regras se realmente estiverem interessados em alcançar o sucesso dentro de uma empresa. E a primeira delas diz respeito aos princípios de cada um. Pois é,

tenha princípios!

 

“Um profissional deve basear sua vida em princípios imutáveis e atemporais, como a honestidade, caráter, confiança, justiça, ética e respeito”, diz.

Para ela, tais características são necessárias para quem deseja alcançar uma liderança bem sucedida. “A liderança centrada nestes princípios é a chave para desencadear o potencial humano individual”, explica a profissional.

E, se os princípios se fazem necessários, o conhecimento constante também, afinal, apenas quem busca conhecimento e investe na própria carreira é capaz de conquistar um lugar ao sol, não é mesmo?

 

Seja diferente, mas inove!
E que as empresas precisam de profissionais com iniciativa, competitividade, autonomia e que também estejam dispostos a cumprirem ordens todos sabem, mas como ninguém quer ser um robô dentro de uma organização, não custa nada fazer as coisas de um jeitinho único. Por isso, pense e inove. Faça diferente!

“Saia do lugar comum e se torne alguém incomum. Obedeça, mas busque sua realização pessoal e profissional”, diz Valdessara, que também defende que o lado humano precisa ser mais valorizado nas companhias.

“Os dados estão cada vez mais rápidos e o tempo é menor. Contudo, frente à competitividade e à pressão, as empresas também são obrigadas a ser mais generosas para atrair e manter seu mais importante patrimônio: o homem”, completa.

 

Assuma sua carreira
Por fim, quem quiser realmente ser bem-sucedido deve se lembrar de três fatos: a criatividade substituiu a força, a motivação substituiu o medo e o trabalho em equipe ocupou o lugar do individualismo. Por isso, se você ainda não se adaptou a essa realidade, aproveite para mudar.

“Muitos profissionais ainda não deram conta dessas mudanças e continuam buscando empregos que não existem mais. A reciclagem de conhecimento é necessária para quem deseja investir na própria evolução profissional”, completa a professora.

Ela lembra ainda que o trabalho nunca desaparecerá, mas que novas formas serão desenvolvidas e que caberá a cada trabalhador descobrir a que melhor se adapte a ele.

 

fonte: http://www.administradores.com.br/informe-se/carreira-e-rh/vai-comecar-sua-vida-profissional-veja-dicas-de-como-alcancar-o-sucesso/52166/

 

Procurando emprego? Confira cinco dicas que podem ajudar

 

Segundo especialista, o bom cenário econômico brasileiro é positivo para quem busca uma oportunidade de trabalho

 

O bom cenário econômico brasileiro é positivo para quem busca uma oportunidade de trabalho. As empresas reclamam que faltam profissionais, por isso, quem está bem preparado tem grandes chances de um encontrar um bom emprego.

“Sabemos que o mercado está carente de profissionais e as taxas de desemprego nunca estiveram tão baixas. Isso é muito bom e indica uma economia estável e promissora. Tudo indica que não vai mudar neste ano”, afirma o presidente da Curriculum, Marcelo Abrileri.

 

Cinco dicas
Pensando nisso, o especialista apontou cinco dicas que podem ajudar quem está desempregado ou quem busca uma nova oportunidade. Confira abaixo:

 

Educação: quem cursa o Ensino Superior tem mais chances de ser chamado para entrevistas de emprego. No caso da pós-graduação, ela é um diferencial, se o candidato está estudando com o objetivo de acrescentar valor à carreira e não apenas por precaução.

 

Experiência: a soma do conhecimento técnico e a experiência técnica aumenta ainda mais as chances de arrumar um emprego. Em muitos cargos, as empresas desejam funcionários que já tenham trabalhado em sua área, desde que o trabalho tenha ajudado no desenvolvimento da maturidade profissional do candidato.

 

Intercâmbio: o profissional viajado, em geral, tende a ganhar experiências importantes, não apenas porque aprendeu ou se aprimorou em outro idioma, o que ajuda muito na rotina de trabalho, mas porque teve de suportar pressões e lidou com situações que, frequentemente, surgem no dia a dia de uma empresa.

 

Redes Sociais: mesmo que o candidato não vá gerenciar a marca da empresa nestas mídias, uma pessoa conectada e atenta às tendências e oportunidades que a era digital pode gerar ganha a atenção de quem contrata. A dica é manter o perfil atualizado nessas redes, o que também ajudará a cultivar um bom networking.

 

Valores: não adianta uma pessoa possuir todas as qualidades descritas acima, mas não manter seus valores, que se refletem em seu cotidiano e, consequentemente, em sua conduta na empresa. Valores como elegância e honestidade ainda fazem diferença e destacam um profissional onde quer que ele esteja, trazendo apenas benefícios para sua carreira.

 

fonte: http://www.administradores.com.br/informe-se/carreira-e-rh/procurando-emprego-confira-cinco-dicas-que-podem-ajudar/52068/

Foi o trânsito outra vez? Veja algumas consequências de justificar atrasos com desculpas esfarrapadas

 

Contratempos acontecem, às vezes. Quando se tornam rotineiros, alguma coisa está errada

 

O trânsito das grandes cidades tem sido uma das desculpas mais utilizadas por profissionais para justificar os atrasos no trabalho. Nestas horas não faltam carros, ausência de infraestrutura, excesso de pessoas, obras urbanas e acidentes para atrapalhar o caminho de quem tenta chegar ao serviço. Mas, verdade seja dita, a situação se torna muito pior quando o céu fica nublado, não é mesmo? Bastam algumas gotas de chuva, e pronto! O estrago está feito. E aí sim, não há quem chegue a tempo no trabalho.

Mas será que, apesar de todos sabermos que imprevistos acontecem, os empregadores também estão dispostos a relevar tais problemas? De acordo com a gerente executiva da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Priscilla Telles, nem sempre, principalmente quando estes problemas costumam ocorrer com frequência exagerada.

“Imprevistos acontecem, mas não todos os dias. Quando ocorrem com uma frequência além do limite, eles precisam de uma solução, para não serem vistos com descrença pelo empregador”, alerta a gerente.

Segundo ela, o ideal neste casos é que o profissional que costuma ter problemas se policie, para evitar que tais situações ocorram novamente. “Se o problema é o atraso frequente, ele deve se programar para sair mais cedo de casa”, diz Priscilla.

 

Consequências


E, apesar de os filhos ficarem doentes e dos inúmeros problemas que possam atrapalhar o trajeto de um profissional até seu trabalho, é importante que um colaborador saiba que todo atraso, quando constante, também tem suas consequências.

“A mais grave delas é a própria substituição do funcionário”, informa Priscilla. Segundo ela, mesmo quando um colaborador é contratado para trabalhar em uma empresa distante de sua moradia, ele tem a obrigação de estar no seu local de trabalho no horário.

“Atrasos não podem ser uma justificativa, pois, ao ser contratado, o colaborador concorda com o horário de trabalho e sabe que deve chegar mais cedo”, informa.

 

As mais esfarrapadas


E se alguém ainda duvida que de desculpas o mundo está cheio, basta observar o cenário de muitas empresas. Nelas, uma série de desculpas das mais esfarrapadas também circulam pelos corredores.

“As pessoas inventam doenças, matam parentes e até faltam por cirurgias de familiares que se tratam de simples intervenções estéticas”, diz Priscilla.

E não pense que essa é uma realidade unicamente brasileira. Ao que parece, outros países também têm sofrido do mesmo mal.

 

Outros países


Segundo uma recente pesquisa da CareerBuilder realizada nos Estados Unidos, por exemplo, a lista de desculpas estranhas não deixa a desejar, variando desde pessoas que acham ter ganhado na loteria a profissionais que se queixam que o colega de quarto cortou o fio do despertador.

De qualquer forma, lá também é o trânsito o principal vilão, segundo os recrutadores. De acordo com o levantamento, que consultou mais de 3 mil recrutadores e executivos de RH e mais de 7 mil profissionais norte-americanos, 31% dos pesquisados disseram já ter usado a desculpa do trânsito para justificar um atraso.

 

fonte: http://www.administradores.com.br/informe-se/carreira-e-rh/foi-o-transito-outra-vez-veja-algumas-consequencias-de-justificar-atrasos-com-desculpas-esfarrapadas/52022/